Primeiro dia do IV Simpósio Jurídico é marcado por debates sobre Justiça e Formação Jurídica

Na abertura do IV Simpósio Jurídico, grandes nomes do universo jurídico trouxeram reflexões sobre Justiça, Educação e Valores

Capitaneadas pelo presidente do Instituto Silva Neto, Luiz Carlos da Silva Neto, autoridades marcam presença na abertura de um dos eventos jurídicos mais importantes do país  

Crédito: Instituto Silva Neto / Felipe Costa

Brasília, 3 de outubro de 2024 – O IV Simpósio Desafios Jurídicos do Estado Pós-Moderno teve início nesta quarta-feira, dia 2, no Centro de Convenções Brasil 21, com uma programação repleta de palestras que discutiram questões fundamentais para o cenário jurídico atual.

O evento começou com a Palestra Magna do ministro André Mendonça, do STF, que enfatizou a importância dos valores na sociedade e no papel da Justiça. “Eu anseio por uma sociedade com pessoas de valores. O mais importante não é a carga que ocupamos, mas o que fazemos quando estamos lá. O filósofo Immanuel Kant já disse que o papel da Justiça é buscar o correto sempre, independente dos interesses alheios. Portanto, a função legitimada de uma Suprema Corte é garantir que seja feita a Justiça porque apenas este ideal de Justiça é capaz de equilibrar a sociedade”, afirmou o ministro.

À tarde, os debates seguiram com painéis sobre Educação e Acesso à Justiça, apresentados por Marcello Terto (Conselheiro do CNJ) e João Carlos Souto (Diretor da Escola Superior da AGU) e Bruno Martins (Advogado e ex-desembargador no TRE-DF); e sobre o Combate à Judicialização Excessiva, com a participação de Alexandre Miguel (Desembargador de Rondônia), sendo mediado por Augusto Aras, ex-Procurador Geral da República.

Para o presidente do Instituto Silva Neto, a missão do evento é ampliar a discussão sobre os desafios do Estado Pós-Moderno: “Discutir os desafios do Estado Pós-Moderno é uma missão e tanto, num mundo que se transforma a cada dia. Buscamos reunir, aqui, palestrantes de alto gabarito para verticalizar esta discussão. Esperamos que os estudantes, um público importante para o nosso evento, aproveitem esta oportunidade e saiam daqui inspirados para ajudar a transformar o mundo, que tanto precisa de valores e atitude”, declarou Luiz Carlos da Silva Neto.

O simpósio continua até sexta-feira, 4 de outubro, com mais palestras e debates previstos na programação.