Medicamentos manipulados no Setembro Amarelo:um importante papel na saúde mental

Pioneira na manipulação de medicamentos no DF, a Farmacotécnica oferece alternativas personalizadas para o tratamento de ansiedade e depressão

Brasília, 23 de setembro de 2024 – Durante o Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, a Farmacotécnica, – farmácia referência em manipulação de medicamentos no Distrito Federal, reforça seu compromisso com a saúde mental. Com mais de 20 anos de atuação, a empresa traz soluções personalizadas para o tratamento de transtornos como ansiedade e depressão, problemas cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros.

A coordenadora farmacêutica da Farmacotécnica, Leandra Sá, explica que os medicamentos manipulados podem ser grandes aliados no tratamento dessas condições. “A personalização dos medicamentos permite ajustar doses e combinações específicas para cada paciente, levando em conta suas particularidades e necessidades. Essa flexibilidade auxilia no aumento da adesão ao tratamento, além de minimizar os efeitos colaterais,” destaca Leandra.

Em conjunto com terapias e acompanhamento médico, o uso de medicamentos manipulados têm se mostrado eficaz no controle de sintomas e na melhoria da qualidade de vida de pacientes que enfrentam transtornos de saúde mental. “Medicamentos manipulados, quando bem indicados – com acompanhamento médico, complementam de maneira significativa outros tratamentos, proporcionando um cuidado mais individualizado e eficiente”, afirma Leandra.

Outros pontos importantes é que os manipulados trazem melhor aceitação do tratamento, através de formas de administração personalizadas. Como por exemplo:

  •  Pacientes que têm dificuldade com a forma dos medicamentos (como comprimidos grandes) podem se beneficiar de alternativas como líquidos, gomas ou formas de liberação diferenciadas;
  • Ajuste de paladar e textura: os manipulados podem ser ajustados para melhorar o sabor e a textura, facilitando a adesão ao tratamento, especialmente em crianças ou em pessoas com dificuldade para engolir pílulas.

O Setembro Amarelo é uma oportunidade para reforçar a importância da saúde mental e o papel que os tratamentos personalizados podem desempenhar na vida dos pacientes. É importante trabalhar em conjunto com outros profissionais de saúde, como psicólogos e psiquiatras, para que todo e qualquer tratamento seja satisfatório.

Compartilhe:

Mais notícias

Se inscreva para receber as novidades