Espetáculo de teatro de bonecos recria clássico da dramaturgia francesa

‘Ubu Rei! Uma Metáfora Mamulenga’ vai circular em espaços públicos e culturais no Distrito Federal. A entrada é franca

Entre os dias 16 e 30 de setembro, a companhia Inventor de Sonhos realiza a circulação do espetáculo ‘Ubu Rei! Uma Metáfora Mamulenga’ no Distrito Federal. A montagem será apresentada em instituições de ensino públicas e culturais do Distrito Federal. As sessões abertas ao público passarão pela Universidade de Brasília, Espaço Cultural Renato Russo e Biblioteca Braille Dorina Nowill, em Taguatinga. A entrada é franca. 

‘Ubu Rei! Uma Metáfora Mamulenga’ busca refletir e instigar novos olhares sobre o Teatro de Bonecos Popular através da releitura do clássico francês Ubu-rei, escrito por Alfred Jarry em 1888. Em terras brasileiras, a companhia Inventor de Sonhos é a primeira a adaptar a peça para a linguagem do Mamulengo. A direção, adaptação e atuação são assinadas pelo ator, diretor e poeta Sebastian Marques e pela atriz e produtora cultural Rafaela Peralta. 

Os bonecos da trama, feitos exclusivamente para esta versão ‘abrasileirada’, foram esculpidos pela Associação Cultural dos Mamulengueiros Artesãos de Glória de Goitá (PE). “Buscamos fugir dos arquétipos clássicos que determinam a personalidade de cada mamulengo, trazendo bonecos com características jamais vistas em outro trabalho dessa natureza”, afirma Sebastian. 

A circulação de ‘Ubu Rei! Uma metáfora mamulenga’ é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo do Distrito Federal. As apresentações no Espaço Cultural Renato Russo, no dia 27, e na Biblioteca Braille Dorina Nowill, no dia 30, contarão com ações de acessibilidade através de folder em braille, audiodescrição e libras.

Sinopse do espetáculo

Em tom irônico, a peça narra a história de Pai Ubu, o anti-herói que, guiado pelos caprichos de Mãe Ubu, sua esposa, decide destronar o rei e roubar-lhe a coroa. Com nova trilha sonora, ‘Ubu Rei! Uma Metáfora Mamulenga’ traz um toque abrasileirado e mais atual do que nunca.

Espetáculo original: ‘Ubu Rei ou Os Poloneses’ (1888)

Escrita em 1888 por Alfred Jarry, a peça buscou satirizar o aspecto rude e grosseiro do professor de física da escola, mas acabou indo além e influenciando movimentos artísticos como o Surrealismo e o Teatro Absurdo. Por conta de uma estética vanguardista e de uma visão sarcástica da burguesia, Ubu Rei tornou-se um marco da dramaturgia moderna. Seu autor, Alfred Jarry (1873-1907), foi um poeta, romancista e dramaturgo simbolista francês. Ele inventou a Patafísica, “a ciência das soluções imaginárias”, que opera, de modo cômico, a desconstrução do real e sua reconstrução no absurdo. Jarry foi um dos inspiradores dos surrealistas e do Teatro do Absurdo.

A companhia

A Inventor de Sonhos é uma companhia de Teatro de Bonecos de Mamulengos fundada em 2002, em Joaquim Egídio (SP). É formada pelo at2or, diretor de teatro e poeta Sebastian Marques e pela atriz e produtora cultural Rafaela Peralta. Por anos, funcionou como Ponto de Cultura nas cidades de Campinas e Amparo. Durante 10 anos, comandou o primeiro teatro de bonecos do estado de São Paulo e circulou com apresentações pelo sertão do Brasil e por países como Chile, Bolívia, Argentina e Equador. A companhia se dedica à pesquisa da linguagem teatral através de espetáculos, atividades de formação e difusão do teatro de bonecos, realização de festivais e recriação de folguedos populares, como o Carnaval com Bonecos Gigantes. Também é responsável pela edição da Revista Barraca de Mamulengo e pela produção de livros de poesia. 

PROGRAMAÇÃO ABERTA NO DF

18/09 – 17h: Complexo das Artes da Universidade de Brasília – UnB (DF)

27/09 – 14h30: Espaço Cultural Renato Russo – Teatro Galpão Hugo Rodas (DF)
28/09 – 18h: Espaço Cultural Renato Russo – Teatro Galpão Hugo Rodas (DF)
30/09 – 14h30: Biblioteca Braille Dorina Nowill – Taguatinga (DF)

NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DF

16/09 – 11h e 16h: CEF 14 de Taguatinga (DF)
17/09 – 14h20: Escola Parque da Cidade (PROEM) – Brasília (DF)

23/09 – 19h: CEF 03 do Paranoá (DF)

25/09 – 15h30: Escola dos Meninos e Meninas do Parque – Brasília (DF)

Compartilhe:

Mais notícias

Se inscreva para receber as novidades