5ª edição do Vitrine Lab, projeto de formação em distribuição audiovisual, abre inscrições em 23 de setembro

Curso livre, de 12 aulas, ocorrerá ao vivo e online entre os meses de outubro e novembro, será gratuito e, pela primeira vez, totalmente dedicado a vagas afirmativas

A quinta edição do Vitrine Lab, curso livre de capacitação em distribuição cinematográfica realizado pela Vitrine Filmes, terá suas inscrições abertas no dia 23 de setembro. A grande novidade é que este ano todas as vagas do curso serão gratuitas, e prioritariamente afirmativas. Isso só foi possível devido ao apoio da SPCINE, e com a participação do Governo Federal, do Ministério da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo.

A seleção dos 120 participantes priorizará aqueles que se autoafirmarem como pertencentes a grupos minorizados, como negros, indígenas, pessoas trans e pessoas com deficiência. Mães e pessoas com renda individual igual ou inferior a dois salários-mínimos também são grupos prioritários para a seleção. Parte das vagas (10%) será destinada a membros da rede afirmativa da SPCINE. As inscrições se encerram às 23h59 do dia 30 de setembro de 2024, podendo ser encerradas antecipadamente caso o limite de 650 pessoas inscritas seja atingido. 

Toda e qualquer pessoa acima de 18 anos e residente em território brasileiro poderá se candidatar às vagas da Vitrine Lab. A inscrição, que será feita através de um formulário online, aberto para inscrições a partir de 23 de setembro, e solicitará as seguintes informações: 

  • Dados pessoais; 
  • Mini-bio (máximo 600 caracteres); 
  • Currículo (PDF, máximo 2 laudas); 
  • Carta de intenção contando um pouco da sua história pessoal e por que você gostaria de participar do laboratório (PDF, máximo 1 lauda); 
  • Foto de divulgação (JPEG ou PNG, max 3 mb); 
  • Declaração de gênero, etnia e renda familia; 
  • Comprovante de residência.

Módulos do Curso

módulo teórico do curso será composto por 12 aulas, que ocorrerão entre 28 de outubro e 27 de novembro. Serão abordados aspectos formais da distribuição de longas-metragens em território brasileiro, temas relacionados à cadeia de valor do cinema nacional, práticas negociais e de produção executiva, marketing digital e offline, produção de conteúdo, políticas públicas, programação em salas de cinema e muito mais. as aulas serão mediadas por profissionais atuantes no mercado, entre membros da equipe da Vitrine e convidados.

Após o encerramento do módulo teórico, a equipe da Vitrine Filmes selecionará até dois participantes para ter uma experiência prática junto ao(s) time(s) de marketing e/ou programação da Vitrine Filmes. . O módulo prático terá três meses de duração, com carga horária de 30 horas semanais.

Desde sua primeira edição, em 2021, o Vitrine Lab já contribuiu para a formação de mais de 350 profissionais que hoje atuam no mercado de trabalho em diferentes elos da cadeia audiovisual. 

Além da SPCINE e dos órgãos governamentais, o Vitrine Lab conta também com a parceria do Projeto Paradiso. Mantido pelo Instituto Olga Rabinovich, o projeto atua de forma filantrópica para incentivar o audiovisual brasileiro, e apoia o Vitrine Lab desde sua primeira edição.

Compartilhe:

Mais notícias

Se inscreva para receber as novidades