Cometa C/2023 A3 poderá ser observado em todo o Brasil

Estimativas indicam que o cometa poderá ser observado a olho nú

No início de outubro deste ano, existe uma possibilidade de o Cometa C/2023 A3, ser observado em todo o Brasil durante o amanhecer e estará bem próximo da Terra, mas não representa ameaça de colisão. Com o passar dos dias, esse cometa irá mudar de direção observacional e, aproximadamente, após o dia 10, poderá ser observado durante o anoitecer também.

Descoberto em 2023, o corpo celeste já é chamado de “cometa do século” e estimativas indicam que esse cometa poderá ser observado a olho nú, mesmo nas cidades com poluição luminosa. Segundo o Stellarium, a magnitude desse cometa será de -0.14, o que significa que estará muito brilhante. Já a COBS estima que a magnitude será de 2.2, sendo observado a olho nú nas cidades com média e baixa poluição luminosa.

Os cometas são compostos de poeira, gases congelados, gelo e rochas unidas após a formação do sistema solar. À medida que se aproximam do Sol, ficam lentamente mais quentes e brilhantes. Como é muito cedo, levará mais algum tempo para sabermos se o cometa poderá ser observado a olho nú, pois existem uma série de fatores que podem mudar esse fato.

Para saber mais, veja um trecho da live do astrônomo e professor Marcos Calil, do Urânia Planetário: https://www.youtube.com/live/4pl3pX8Vntg

Compartilhe:

Mais notícias

Se inscreva para receber as novidades