Empreendedora desenvolve 1ª marca de calcinhas para adolescentes do Brasil

Depois de conversar com mais de 200 mães, Rafaella Malucelli, teve a ideia de criar um conceito de roupa íntima específica para meninas em fase de transição

Uma empreendedora encontrou na calcinha – a peça mais íntima de toda mulher – uma forma de valorizar os corpos e as mentes das meninas ainda em formação. Em 2023 foi lançada oficialmente a You Pop Panties, a primeira marca de calcinhas para adolescentes e pré-adolescentes do Brasil. A ideia de Rafaella Malucelli, empreendedora que criou todo o conceito, foi a de disponibilizar ao mercado um produto desenvolvido para os corpos em formação com materiais confortáveis, tecnológicos e divertidos, mas que fosse além: trouxesse com ele uma filosofia de resgate à autoestima e de aceitação de todos os tipos de corpo.

“Se queremos tanto que nós mulheres nos valorizemos, nós temos que pensar na fase de vida que isso começa. Se – na maioria das vezes – nem a calcinha está adequada para nossas meninas porque incomoda, aperta, fica frouxa ou é feia, qual roupa vai se adequar àquele corpo que logo cedo se sente inadequado? Assim surgiu a Pop, com modelos desenvolvidos para os corpos em transformação das adolescentes, body positive teen”, afirma Rafaella. 

 
Mas para chegar a esse conceito que traz um ponto tão importante, a empreendedora passou por muito estudo. Em 2021 ela fez uma pesquisa com mais de 200 mães para entender melhor deste segmento. O resultado foi quase unânime: elas relatavam a dificuldade de encontrar calcinha para a filha adolescente e pré-adolescente. 

“Entendi que tinha uma parcela do mercado que não tinha opção: as adolescentes, aquela idade de transição entre o infantil e o adulto. Você encontrava marcas infantis demais ou pulava diretamente para as opções adultas. E quando falamos em encontrar calcinhas para todos os tipos de corpos, ou seja, para os que saem do chamado “padrão”, vimos um cenário ainda pior: não tinha absolutamente nada”, explica.  

Foi então que ao final de 2021, a empreendedora que é jornalista de formação, trocou os mais de 20 anos atuando no marketing para se dedicar 100% ao projeto, que foi batizado de You Pop Panties. 

A ideia do nome foi trazer com a palavra “pop” a energia da diversão e do que é mais moderno, fazendo ainda referência à Pop Art, que trouxe um movimento artístico de muita cor e irreverência. 

No Natal de 2022, a Pop saiu do papel e teve um “slow openinig” no e-commerce. De lá para cá já passou por testes de aceitação do produto, bem como ajustes nas plataformas de venda e agora trabalha na ampliação da visibilidade da marca, além de colabs e novos lançamentos. A história de empreendedorismo da marca chamou a atenção do SEBRAE Nacional que convidou Rafaella para figurar como uma das 12 empresas selecionadas para compor o calendário 2024 da instituição. 

“Eu quero que a menina – não importa o corpo que tenha – encontre na Pop a calcinha que ela mais gostou, e que não tenha que comprar apenas o que tem, ou o que fica menos pior”, resume a empreendedora. 

Body positive para todas 

Rafaella ainda explica que a marca é “body positive teen”, ou seja, veste do 6 infantil ao 48 adulto. As adolescentes são o foco e a inspiração para a criação da marca, mas ao longo dos meses foi sendo constatado que meninas de todas as idades gostaram da filosofia Pop, inclusive mães e até vovós. 

A marca possui vários diferenciais e os mais importantes vieram na busca pelo conforto e na tentativa de se adequar ao maior número de corpos possível. Por esse motivo, ao lado de profissionais especializados, foram desenvolvidos modelos próprios (tanga, cintura alta e cintura baixa), com uma tabela de medidas personalizada, utilizando as referências de numerações infantil e adulto. No site há um provador virtual que indica a numeração mais correta após as informações sobre o corpo. 

Outro grande ganho que a Pop trouxe ao mercado é a possibilidade de variação da cava. “Na nossa pesquisa de mercado, uma reclamação recorrente foi ‘aperta ou fica frouxa na virilha’, o que faz todo sentido, pois duas meninas podem vestir 36, mas cada uma ter um tamanho de perna e bumbum. Então, para solucionar esse problema, cada numeração tem a possibilidade da cava A, que chamamos de regular, e a cava B que possui 2 centímetros a mais de elasticidade”, explica Rafaella. 

O tecido e as estampas são outro capítulo à parte. A poliamida, um tecido tecnológico que possui alta absorção da umidade e secagem rápida, foi a principal escolha da marca. Além de trazer toque macio e fresco, tem alta elasticidade. O fundinho é 100% algodão. Os elásticos escolhidos também passaram por um processo de escolha. Todos têm toque macio, possuem espessura fina e o cuidado especial para que sua elasticidade acompanhe a do tecido, evitando apertar. 

As estampas são exclusivas da marca. Foram desenhadas para a POP por designers de estampas e são 9 opções de quatro linhas: LoliPop – com as estampas Love, XOXO e Arco-íris trazem a identidade da marca, usando block colors; Linha CandyPop – para aquelas que amam um frufru: Nuvem, FlowerPower e Donuts; Linha Urban – com as estampas que trazem cores como o preto, azul e roxo nas estampas. Todas as estampas estão presentes nos três modelos Pop, porém ganham detalhes diferentes de acordo com o estilo de cada linha. 

 A novidade da marca, a linha Daily Basics – traz peças em cores neutras, com tops e shorts, além das calcinhas sem costura. “Essa linha básica mais completa nasceu da demanda das próprias meninas que compartilharam com nossa equipe suas necessidades durante eventos que a marca esteve presente no ano passado”, finaliza a idealizadora. 

O preço dos produtos varia de R$ 29,00 a R$ 59,00, além de kits promocionais. 

Conheça a Pop: 
Instagram: @calcinhaspop 
www.calcinhaspop.com.br 

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